sexta-feira, 15 de maio de 2009

Plim Plim!



Rede Globo

A Rede Globo, quarta maior emissora do mundo, se mantém nesse posto com muito profissionalismo e investimento em qualidade e criatividade. Fundada pelo jornalista e empresário Roberto Marinho em 1965 como TV Globo do Rio de Janeiro no canal 4, posteriormente tornaria-se Rede Globo de Televisão. Seu projeto de construção foi inspirado em uma estação de televisão do grupo Time-Life, nos Estados Unidos.
É importante ressaltarmos que a emissora, logo de início, se preocupou em apresentar um novo conceito de qualidade à televisão brasileira. A adoção do “Padrão Globo de Qualidade”, criado por Walter Clark e Boni, foi decisiva para a conquista da liderança de audiência. Atualmente a Globo alcança 99,50% dos telespectadores brasileiros.

Plim Plim

Nos anos 70, os filmes eram cortados repentinamente quando vinha o comercial. Diante disto, Boni, em 1973, teve a grande idéia de colocar vinhetas para que informassem ao público quando o filme iria para o comercial e quando ele voltava. Assim foi criado um som estridente ao fundo para que o telespectador possa escutar, de muito longe, o som que até hoje escutamos. O Plim Plim ainda tinha a função de marcar o instante exato para que as afiliadas da Rede Globo entrassem juntas no intervalo comercial do Festival Internacional da Canção.
A partir de 1994, o Plim Plim ganhou vinhetas animadas, com duração de 30 segundos, produzidas por alguns cartunistas famosos como Ziraldo, Chico Caruso, Millôr e Borjalo.
O Plim Plim é o som característico da Rede Globo e reconhecido em todo o Brasil. À distância, praticamente qualquer brasileiro identifica a TV Globo ao escutá-lo. Essa assimilação do ouvinte ajudou muito na percepção da identidade da emissora.



Veja aqui nossa apresentação.


Grupo 6:

Carolina Nunes
Caroline Manhente
Gustavo Romeiro
Julia Sandi
Mariana Achcar

Nenhum comentário:

Postar um comentário