quinta-feira, 14 de maio de 2009

GOL


A GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES revolucionou o mercado da aviação doméstica brasileira com uma proposta audaciosa, permitindo a todo brasileiro a realização do sonho de voar, transformando-se na empresa que popularizou o transporte aéreo na América Latina. A empresa foi fundada em 2000, por Constantino de Oliveira Júnior, herdeiro de uma empresa no setor de transportes terrestres. No ano anterior à fundação da GOL, o grupo, através de muitos estudos e pesquisas, chegou à conclusão de que 95% da população brasileira não possuia acesso a aviões.

A GOL adotou, então, o conceito low cost, low fare(baixo custo, baixo preço), para oferecer passagens aéreas a preços justos e com serviços de alta qualidade. Com tarifas a preços acessíveis, muitos viajantes migraram do transporte rodoviário para o aéreo, o que triplicou o número de passageiros transitando nos aeroportos. A empresa também foi responsável por quebrar alguns paradigmas da aviação nacional, desassociando o ato de voar com sofisticação e glamour, trabalhando com serviços simplificados e confiáveis ao tratar os passageiros igualmente, aumentando vertiginosamente a sua participação de mercado e a fidelização dos passageiros.

Em janeiro de 2009, a GOL completou oito anos de vida com uma frota superior a 100 aeronaves e mais de 16 mil empregados, A empresa também revolucionou o transporte aéreo brasileiro ao concentrar suas vendas na Internet, eliminando a emissão do tradicional bilhete, introduzindo o conceito de check-in inteligente através da Rede.

A GOL possui uma comunicação forte e muito inteligente, defendendo a democratização de seus serviços lançando o slogan “Aqui todo mundo pode voar”. A primeira campanha institucional marcante da GOL, criada pela agência AlmapBBDO em 2005, tinha como protagonista um pássaro conhecido como mandarim e possuía como música de fundo “A dois passos do Paraíso “da Blitz. O pássaro embarcava num ônibus intermunicipal para uma longa viagem e, chegando ao seu destino, o pássaro descia a escada com um visível cansaço. Ao final, o locutor em off pergunta: ”Para que viajar de outro jeito, se você pode voar?”



Na comemoração dos seis anos da GOL, a agência de propaganda contratou 120 crianças de 6 anos para fazerem um filme realizado no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte.



Recentemente, em 2008, a empresa lançou sua mais nova campanha, que tem como estrelas simpáticas borboletas laranjas. De maneira lúdica, as imagens da Lagarta se transformando em borboleta foram usadas para mostrar a sensação de como é fácil e natural voar com a Gol. A campanha era composta por filmes, anúncios para mídia impressa, vinhetas e peças para internet. No filme, as lagartas estão presas no congestionamento dentro de carros e ônibus, quando uma delas descobre que pode voar e vira borboleta, deixando a situação anterior para trás, mostrando que a vida pode ser melhor. A assinatura da campanha era: “Chega um dia em que todo mundo descobre como é fácil voar”



As cores representam e provocam sensações em todos os seres humanos. A cor laranja representa, na natureza, a variedade - pois as nuances do alaranjado são as que mais se apresentam em flores e vegetais. Representa, como o vermelho, o fogo, a força de vontade, o poder humano. E também o ouro, a prosperidade, a luxúria, o adultério. Claramente percebida como contendo o vermelho e o amarelo, esta cor, representa o equilíbrio entre a razão (amarelo) e a paixão (vermelho).

O laranja provoca diversos efeitos na personalidade de uma pessoa tais como: equilibrar as características de extroversão, charme, calor humano, sensualidade, alegria com egocentrismo, poder, oportunismo, materialismo e pessoa centrada em si mesma. A sua preferência, em excesso, denota pessoa que se autovaloriza demasiadamente e é muito sensível a críticas.Essa cor quando usada como vestuário, auxilia nas pessoas que necessitam de estímulo, audácia, encorajamento. Auxilia a libertar-se de estados de apatia, depressão, tristeza, recolhimento emocional.

Um importante detalhe que podemos perceber nas campanhas da GOL é a utilização de duas cores em sua marca, o cinza, ao afirmar que antes o mundo era sem graça e apático e também para salientar a cor laranja, predominante nas campanhas, demonstrando que, com a chegada da GOL, o mundo fica muito mais colorido, alegre e vibrante!




Fontes:

Almapbbdo - www.almapbbdo.com.br
GOL Linhas Aéreas - www.voegol.com.br

Grupo 6:

Carolina Nunes
Caroline Manhente
Gustavo Romeiro
Julia Sandi
Mariana Achcar


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