segunda-feira, 11 de maio de 2009

Lacoste



A verdadeira história do “crocodilo” começou em 1933. René Lacoste e André Gillier foram os fundadores da maior marca francesa de malhas da época. Eles fundaram uma sociedade destinada a fabricar e comercializar a camisa pólo bordada com o logotipo que o campeão tinha criado para seu uso pessoal sobre os terrenos de tênis e também outros modelos de camisas concebidas para tênis, golfe e os esportes marítimos. René adorava contar a maneira como o seu sobrenome tornou-se um emblema de notoriedade mundial. O tenista costumava dizer o seguinte: “A imprensa americana me deu o apelido de ‘Crocodilo’ depois de ter feito uma aposta com o Capitão da Equipe da França na Copa Davis. Ele tinha me prometido uma mala de crocodilo se eu ganhasse um jogo importante para a nossa equipe. O público americano, então, guardou este apelido que representava a tenacidade que demonstrei no terreno de tênis, não largando nunca minha presa! O meu amigo Robert George desenhou para mim um crocodilo que foi bordado na jaqueta que eu usava no terreno de jogo”. E foi assim que o animal acabou virando símbolo até os dias de hoje da marca Lacoste. Essa marca foi a que estampou pela primeira vez a etiqueta do lado de fora da roupa, tornando o logotipo visível. Este tipo de camisa revolucionou o hábito de vestir dos jogadores de tênis da época, habituados a usar camisas clássicas de mangas longas. A primeira camisa Lacoste era branca, ligeiramente mais curta que suas contemporâneas, de mangas curtas e com colarinho de bordos cortados. O tecido era leve e fresco, era o famoso ‘jersey de piquê míudo’. Suas características de conforto e resistência persistem até hoje, mantendo-o um produto diferente e único.



Nos anos 90 a popularidade da Lacoste estava em queda, até que o estilista francês Christophe Lemaire tomou o controle criativo da Lacoste, ele modernizou a marca, mantendo o estilo criado por René Lacoste. Em 2005, quase 50 milhões de produtos Lacoste eram vendidos em mais de 100 países. Este fato também se deve aos contratos que a Lacoste fez com vários tenistas e jogadores de golfe para representarem a marca. Após 75 anos da sua criação, a Lacoste tornou-se uma marca de “estilo de vida” conciliando elegância e conforto.


A Lacoste sempre está inovando em suas campanhas publicitárias e a última novidade visual da Lacoste é uma publicidade futurística, remetendo a trajetória do surgimento da marca e o futuro dela através de uma linha do tempo.
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