segunda-feira, 11 de maio de 2009

Campanha Pepsi

Desenvolvida pelo farmacêutico Caleb Bradham em 1893 com a intenção de criar um xarope com o intuito de aliviar um mal estar no estômago, consequência de um desequilíbrio de um ácido péptico, porém com o sucesso de seu sabor as pessoas passaram a utilizá-lo sem mesmo estar com sintomas. Com isso, Bradham resolve então transformar o tal xarope bebida chamando o assim de Pepsi-Cola, abrindo fábricas maiores, desenvolvendo e expandindo seu produto através de inovações e criatividade. Foi o primeiro refrigerante americano dietético criado com o sabor igual ao original, além da inovação de uma embalagem maior (2 litros), com um toque de limão nas versões light e comum, introdução da embalagem com 12 latas (12-Pack Cans), com sabor de cereja (Pepsi WildCherry), com teor de baunilha (Pepsi Vanilla), com uma caloria em 2001, que teve uma campanha com o ator CubaGooding Jr. entre outras inovações. Além de ser reconhecida pelos diferentes e variados sabores, possui uma identidade visual bastante reconhecida apesar de estar sempre em mudança com a tipografia e o formato de seus produtos, porém suas fortes cores (azul e vermelho principalmente e o branco) e a forma arredondada do logo permanecem sempre as mesmas, independente da campanha ou remodelação do logotipo, o que está previsto ainda para esse ano e está gerando centenas de críticas em todo o mundo.

A atual campanha da Pepsi é a chamada “PQ?PEDIA” onde as pessoas podem questionar o que quiser: idéias, sensações, manias entre outros assuntos. É através do site que as pessoas podem interagir, mandando suas perguntas e respondendo a outras, uma verdadeira enciclopédia com perguntas e respostas atraindo as pessoas pela criativa e divertida idéia, principalmente aos jovens.


Outras campanhas também marcaram entre elas a de quando a banda Black Eyed Peas veio ao Brasil, criaram uma latinha com edição limitada com a imagem da banda, outra logo após a posse de Barack Obama e quando a Pepsi perguntou para fãs de futebol de diversos países como ficaria um comercial com os melhores jogadores do mundo, sem contar com o comercial que contou com a presença das cantoras Britney Spears, Pink e Beyonce.




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