terça-feira, 5 de maio de 2009

Novas imagens da vida - Realidade virtual e arte genética

Os métodos de arte se apresentam em uma seqüência formada por evolução, criação e seleção. Assim, o progresso das tecnologias relacionam a genética com a vida artificial, demonstrando que a arte que se movimenta entre a busca da função e do processo da vida, resultando em uma criação cujo o contato entre emissor e receptor é assegurado.
As imagens geradas por computador permitem formular uma nova esfera sensório-visual, que “parece viva”. Essa realidade criada, isola e transporta o espectador a esses ambientes visuais onde tempo e espaço são homogêneos. São exemplos desses espaços ilusórios tanto o movimento dos “sacro montes”, ou Sacri Monti, como o Panorama, onde o mecanismo de ambos envolvia os espectadores imergindo-os nas imagens criadas, atraídas pelas proporções e cores projetadas. Outra tecnologia deste tipo é o CAVE, onde imagens são projetadas nas faces de um cubo do tamanho de uma sala, em terceira dimensão.
O ilusionismo gerado pela realidade virtual está mais relacionado com a lógica e a funcionalidade de um sistema semelhante aos sistemas vivos, do que com as esferas visuais de alta resolução. O A-Volve é uma tecnologia, baseada em algorítmos genéticos, cujo objetivo é a “animação” do espaço de dados com criaturas virtuais. Consiste em uma tela de alta resolução, sensível ao toque, que funciona como um espelho no fundo de uma piscina cheia d’água. Neste programa, os usuários “brincam de Deus”, pois constroem seres, com “DNA” e características próprias, fazendo com que nenhuma criatura seja igual a outra. Os seres são, além disso, influenciados pelos princípios da evolução natural e aleatória entre eles, por meio da seleção, cruzamento e mutação, prevalecendo os mais fortes e capazes de “sobreviver”.
As tecnologias também buscam inspiração na arte transgênica, transformando a vida, misturando genes para criar seres novos, únicos e originais. Robôs humanos, que parecem ter vida, podem ser gerados com base em manipulação ou transformação evolutiva do código genético com auxílio do computador. A vida artificial domina as imagens e a consciência, enquanto a arte transgênica representa o desejo de domínio sobre a vida.
Desta forma, se faz necessário concluir que as diferentes formas de tecnologia buscam, não só fazer com que se tenham novas formas de mídia, como faz com que haja melhoras de definição, áudio, etc. Atualmente, a verdadeira busca está nas verdadeiras inovações, que consistem na interação dos indivíduos com o meio virtual, através da inserção dele em um mundo artificial. Com tais evoluções, o ser humano vem mudando sua forma de pensar e, assim, fica cada vez mais a procura de inovações e formas diferentes de vivenciar a arte e a tecnologia.
GRUPO 6:
Alessandra Xavier
Carolina Wolguemuth
Clarisse Halpern
Hugo Ferreira
Paula Flores
Veja nossa apresentação aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário