sexta-feira, 8 de maio de 2009

Ambientes Virtuais Multiusuários

Ambientes Virtuais Multiusuarios :

· A linguagem virtual é o surgimento de uma nova escrita comparável à invenção da imprensa ou o surgimento do alfabeto , sendo uma escrita interativa.

· A tecnologia de Realidade virtual surgiu nos anos 70 em simuladores (segunda GM).. Simuladores de voo foram desenvolvidos para a 2 GM para permitir o piloto praticar em terra , por que as estatísticas mostravam que 95% dos acidentes concentravam-se em pilotos com 5 ou menos missões de combate, o primeiro foi patenteado em 1929 e tinha uma plataforma que reproduzia os movimentos com tubos de ar em forma similar à um piano.

· A Rv começou a deslanchar nos anos 80 , quando os exercito dos EUA e a NASA começaram a criar novos sistemas para imagens interativas geradas por computador.

· Em 1989 o DOD ( departamento de defesa norte americano) , lançou o Simnet( simular network) microcomputadores que permitiam aos militares praticas operações de combate em sistemas de treinamento interativo em tempo real.

· O Simnet foi usado para preparar as tropas norte americanas para a guerra do golfo em 1991.

· A www nasceu no laboratório de física do centro europeu de pesquisar nucleares e definiu um protocolo de comunicação que possibilitou a transferência de imagens , sons, e textos pela rede.

· Foi a www ,a parte multimidia que tornou a internet popularmente navegável e que se manifestou na explosão de usuários.

· A linguagem utilizada no www é denominada HTML e sua estrutura permite a criação de paginas hipertextuais, provocando uma outra maneira de comunicar informações , gerando diversas analises e questionamentos.

· O termo VRML ( virtual reality modeling lenguage ) foi criado na Europa porem só possibilitava a descrição de objetos virtuais estáticos

· A versão VRML 2.0 foi criado em 1995 e é uma linguagem utilizada ate os dias de hoje

· Essa versão é uma linguagem para objetos tridimencionais , cenas ou mundos veiculados pela internet

· A VRML permite a interação e manipulação de objetos ou cenas , assim como a criação de avatares para participar ativamente e interagir com outros avatares em um espaço 3D.

· Avatar é uma pessoa virtual assumida por um participante do ambiente multiusuário, não necessita de ter forma humana, pode ser um animal , planta, alienígena , maquina ou outra figura qualquer.

· Ambientes virtuais em rede possibilitam usuários localizados em diferentes partes do mundo interagirem em tempo real, podem utilizar imagens em 3D e som esterio.

CARACTERíSTICAS DO NET-VE
· Primeiro cena : senso partilhado de espaço :todos os participantes têm a ilusão de estar localizados no mesmo espaço,é o lugar comum onde acontece a inteiração entre os usuários. O espaço partilhado precisa apresentar as mesmas características para todos os participantes
· Senso de presença partilhada: Você partilha a presença do seu avatar com outros usuários online , ou “usuários” (modelos baseados em regras de comportamento) criados pelo próprio sistema para interagir com os outros players.
· Senso de partilha de tempo:O NET-VE deve permitir a ocorrência de inteiração em tempo real(o participante deve ser capaz de ver o comportamento de outro no momento em que isso ocorre)
· Uma forma de comunicação: A visualização do ambiente forma uma base efetiva entre os participantes e é estabelecida pelos gestos dos avatares, pelo texto digitado ou pela voz.
· Uma forma de partilha : O poder dos ambientes dos NET-VI é a habilidade de interagir realisticamente com os outros e com o próprio ambiente virtual.

PROJETO DESERTESEJO:
O projeto é um ambiente virtual interativo multiusuário para web que explora a extensão geográfica. Ao clicar sobre uma pedra na caverna, por exemplo, o viajante poderá ser transportado como uma onça, cobra ou uma águia.

Veja a apresentação de slides aqui:http://www.slideshare.net/presmic/ambientes-virtuais-multiusurios

Grupo:
Bernardo Ferman
Cesar Lima
Conrado Rech
Rodrigo Castro
Stefani Presmic
Tamy Madmoun

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