quinta-feira, 9 de abril de 2009

ViMus: Sistemas Interativos de Tempo-real para
Processamento Audiovisual Integrado

Jarbas Jácome, Márcio Dahia, Geber Ramalho e Sílvio Meira

Resumo.
Este trabalho apresenta uma alternativa para um problema de
compromisso entre expressividade e usabilidade em sistemas de tempo-real
para multimídia. Através de um novo paradigma de interface gráfica e
utilizando a arquitetura de sistemas de linguagens de programação visual, o
ViMus é uma opção de ferramenta expressiva porém acessível para usuários
iniciantes.
1. Introdução
A popularização crescente das artes digitais (novas mídias) e, em particular, da
atividade do visual-jóquei (Makela 2006), estimulam as pesquisas em sistemas
multimídia de tempo-real. Esta demanda vem sendo atendida com o surgimento de
programas específicos para o controle de exibição de vídeos e efeitos como Resolume; e
com a criação de extensões para processamento gráfico como a GEM para linguagens
visuais de computação musical como o Pd (Puckette 1997).
Este artigo apresenta uma pesquisa em andamento para dissertação de mestrado
que propõe uma alternativa para o problema de balanço entre expressividade e
usabilidade nestes sistemas. A sessão 2 apresenta os sistemas existentes, a sessão 3
explica o problema “usabilidade x expressividade” e a sessão 4 descreve o programa
ViMus que está sendo desenvolvido como parte desta pesquisa.





Figura 1. Linha do tempo dos principais SOFs


De um modo geral, um “fluxograma” (sugestão de tradução do termo “patch”) é
constituído por objetos e conexões entre os mesmos. Um objeto é um módulo
responsável por uma função específica e pode possuir entradas e saídas. O usuário pode
interagir com o fluxograma modificando-o em tempo-real (adicionando e removendo
objetos e conexões) e/ou através de objetos de interface (como botões e sliders) ou
objetos que processam MIDI.

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